NOTÍCIAS

UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA NO CORAÇÃO DE BENTO GONÇALVES

Jogos Coloniais da Fenavinho traz à tona a união dos distritos

Jogos Coloniais da Fenavinho traz à tona a união dos distritos

Título deste ano da competição promovida pela Fenavinho ficou com a comunidade de Faria Lemos

Publicado em: 20/07/2024

Em um ano em que as chuvas levaram destruição ao interior, os distritos de Bento Gonçalves cumpriram de forma mais acintosa ainda o que eles fazem desde a primeira edição da Fenavinho, em 1967: integração. Mesmo disputando individualmente as finais dos Jogos Coloniais da 19ª Fenavinho, os distritos comungaram o espírito solidário de estarem juntos, celebrando o legado imigrante do trabalho como fórmula para superar as adversidades.

Foi reverenciando isso que o distrito de Faria Lemos, um dos mais afetados pelos adventos climáticos de maio, foi anunciado como o vencedor dos Jogos Coloniais da 19ª Fenavinho após as provas disputadas na tarde de 20 de julho, durante a programação da festa, que ocorre em concomitância a 32ª ExpoBento.

Ao todo, R$ 8 mil foram distribuídos como premiação entre nove entidades Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Angelo Chiamolera, Escolas de Ensino Fundamental Ângelo Salton, Floriano Peixoto, São Valentim e Senador Salgado Filho; Anjos Unidos, Associação Caminhos de Pedra, Escola Lóris Antônio Paquali Reali e para a Associação Vale dos Vinhedos.


Como foi a final

A finalíssima dos jogos foi disputada no gramado em frente ao Parque de Eventos. Os competidores participaram das provas de Arremesso de Queijo, Corrida de Carriola, Corrida de Barrica, Competição de Bígoli, Cabo de Guerra, Debulhar Milho, Revezamento de Salame com obstáculo e Tastavin (taça e garrafão). A prova de Mini 48 foi disputada à parte e não integrou a pontuação final dos jogos, assim como o Desfile Cultural. O corso, neste ano, homenageou a resiliência dos distritos diante da crise climática. A performance na Via del Vino, portanto, não somou pontos para definir o campeão dos jogos, como nos anos anteriores.

Envolvidos com as disputas meses antes mesmo de elas começarem, em abril, Vanessa Torresan e Guilherme Dal Piva, integrantes da pasta dos Jogos Coloniais testemunharam todo o empenho e o esforço dos distritos para suplantar o evento climático de maio que devastou o interior, especialmente Faria Lemos e Tuiuty. "Nossa vontade de comemorar deu lugar a uma necessidade muito grande de encontrar forças para nos reerguermos e recomeçarmos. E foi isso que fizemos. Nós nos unimos em uma grande corrente de esperança e decidimos seguir em frente. Desistir, jamais, essa é a nossa essência", reforçou Vanessa.

Eles lembraram, também, da união que mobilizou as comunidades para realizar o Desfile Cultural, na Via del Vino. A demonstração do orgulho em ser colono do interior que desfila pelo centro conta pontos para definir o campeão dos jogos, mas neste ano foi diferente. O desfile foi uma grande homenagem aos distritos e aos voluntários que acudiram a população impactada. "O desfile mostrou para todos a força da nossa união, mostrou como o engajamento e como o voluntariado são capazes de fazer a diferença e que nosso interior vai se reerguer e voltar a ser magnifico", disse Guilherme.

Por isso, o encerramento dos jogos é tão simbólico, especialmente neste ano, inspirado naqueles que são o motivo da existência da competição, os imigrantes. "Estamos encerrando os jogos com uma certeza: somos todos vencedores. Parabéns, a cada um de vocês, pelo exemplo de força, de garra e de determinação. Parabéns aos distritos por estarem juntos, mais unidos do que nunca, enfrentando de mãos dadas tudo aquilo pelo que passamos", disse Dal Piva. "Vocês são a essência da Fenavinho. Obrigado! Viva os distritos! Viva os Jogos Coloniais! Viva a Fenavinho!", continuou Vanessa.

Para o presidente do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), Carlos Lazzari, os jogos representam a alegria dos colonizadores do município, responsáveis por plantar as bases econômicas da cidade. "Vocês representam a força e o trabalho do interior a partir dos saberes herdados de nossos imigrantes e fazem dos jogos uma homenagem a esse legado", disse o presidente da entidade promotora da festa e da feira.

A 32ª ExpoBento e a 19ª Fenavinho têm o patrocínio de Prefeitura Municipal De Bento Gonçalves; Sucos Suvalan; Maison Forestier; Via Atacadista; Banrisul; Orquidea; LNF Latino-Americana; Supermercados Andreazza; Via Sul Serviços de Internet; Robopac; Rede de Postos Sander; Sicredi; Dal Mobile; Pan Electric; Baspan; Madem Indústria e Comercio de Madeiras e Embalagens; Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura – Governo Federal – União e Reconstrução. São apoiadores Consevitis; Anderle Transportes; Panvel; Cooperativa Vinícola Aurora; Cooperativa Santa Clara; Miolo Wine Group Vitivinicultura; Badesul; BRDE; Mcn Logisti-K E Macenor Logisti-K; Concresul; Multinova; Zegla Indústria de Máquinas para Bebidas; Aleplast; Cenci Cia; Ludfor; Smurft Kappa; SENAC; SEBRAE; MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário); Embrapa e SETUR (Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul). A realização é do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves.


Jogos Coloniais da 19ª Fenavinho | Classificação final


Arremesso de Queijo (masculino):

1º: Marcos Haean (Tuiuty)

2º: Marcelo Simioni (São Pedro)

3º: Sidinei Bortolini (Vale dos Vinhedos)


Arremesso de Queijo (feminino):

1º: Eliane Marques (Tuiuty)

2º: Marcia Gallon (Faria Lemos)

3º: Cláudia Conculatto (São Pedro)


Cabo de guerra (masculino)

1º: André Zacaron, Thiago Cimadon, Edson Gabardo, Maicon Reginato, Leandro Faccin, Matheus Bortolini, Matheus Cimadon, Adriano Cimadon (Diego Casanova - Suplente) (Faria Lemos)

2º: Fabricio Franciscon, Gilmar, Douglas, Marciano, Adriano, Lucas Roman, Pedro e Fernando (Tuiuty)

3º Adair Pavan, Tiago, Bruno Casa, Aldir Zanini, Cleomar Cunha, Arcebidio Cardoso, Marcelo Simioni e Marcos Antonio Cantelli (São Pedro)


Cabo de guerra (feminino)

1º:  Marilei Anderlei, Luana Buffon, Nicole Pelicioli, Carmem Berger, Elisangela Antunes, Daiana Mutilin, Pamela Santini, Jucelaine Papini (Tuiuty)

2º: Catia Zacaron, Katiane Marin, Daiana Reginatto, Carina Poloni, Carine Bortolini, Fabiane Bortolini, Debora Salton, Adriane Marin (Daniela Zacaron - Suplente E Leticia Tesser) (Faria Lemos)

3ª  Elidiane, Aline, Elenita, Elizete, Joviana, Claudia, Eni e Flavia (São Pedro)


Competição de bigoli (misto)

1º: Evandro Wons, Debora Salton E Cassiano Buffon (Faria Lemos)

2º: Kleber Ghiggi, Gustavo Martineli e Fabrício Cassinelli (Vale dos Vinhedos)

3º: Roque Daniel, Lorenza e Micael Boff (Tuiuty)


Corrida de barrica (masculino)

1º: Diego Pedretti e Micael Boff (Tuiuty)

2º: Evandro Wons e Tiago Cimadon (Faria Lemos)

3º: Thiago Fabris e Emerson Bellaver (São Pedro)


Corrida de barrica (feminino)

1º: Letícia Tesser e Katiane Marin (Faria Lemos)

2º: Tatiane Borotto e Milene Gonzatti (Vale dos Vinhedos)

3º: Josi Elen Borges e Lais Brandalise (São Pedro)


Corrida de carriola (masculino)

1º: Thiago Cimadon e Andre Zacaron (Faria Lemos)

2º: Thiago Fabris e Emerson Bellaver (São Pedro)

3º: Jones Boroto e Cleomar Szepanik (Vale dos Vinhedos)


Corrida de carriola (feminino)

1º: Jubiara Guedes e Elaine Guedes (Faria Lemos)

2º: Francielli Cassinelli e Kauani Santos (Vale dos Vinhedos)

3º: Carina Tomasie Mari Ceghetto (Tuiuty)


Debulhar milho 

1º: Marcos Cantelli e Emerson Bellaver (São Pedro)

2º: Lucas Romani e Marcio Ozelame (Tuiuty)

3º: Adriane Didone e Heloisa Polesi (Vale dos Vinhedos)


Tastavin

1º: Thiago Cimadon e Andre Zacaron (Faria Lemos)

2º: Jones Boroto e Cleomar Szepanik (Vale dos Vinhedos)

3º: Douglas Bottura e William Paglarin (São Pedro)