Mais longeva entidade em operação em Bento Gonçalves, o Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG) celebra sua trajetória mais que centenária exibindo o mesmo vigor de quando foi criada, no longínquo ano de 1914. Se há um fator que se manteve incólume neste meio tempo foi o caráter associativo do CIC-BG para combater os problemas que atravancam o desenvolvimento do município – aliás, é praticamente impossível dissociar a participação do CIC-BG da história de crescimento bento-gonçalvense. Muito mais do que representar os anseios dos principais setores da economia local, responsáveis por elevar a cidade à condição de uma das mais desenvolvidas do Rio Grande do Sul, a instituição também tem como uma de suas premissas mais valorosas o envolvimento direto e constante em causas comunitárias, exercendo o seu papel fundamental na construção de uma sociedade melhor.
Com os nomes de 50 ex-presidentes gravados ao longo de seu percurso de sucesso e mais de um século de intenso trabalho, o CIC-BG conta, ainda, com a bagagem profissional de centenas de cidadãos que aceitaram o desafio de assumir as funções de vice-presidentes e diretores, e seguem contribuindo com sua experiência e dedicação. Esses fatores são determinantes para evidenciar a credibilidade e a solidez das ações da entidade, sempre disposta empenhar seu nome para colaborar, junto aos Poderes Públicos constituídos, para o aperfeiçoamento e a expansão da capacidade de desenvolvimento de Bento Gonçalves e da região.
A entidade assumiu a ExpoBento, lançada pela prefeitura em 1991, no ano de 1994 como um produto com a marca CIC-BG e conta, atualmente, com cerca de 700 associados unidos em torno dessa causa comum.