Quando os mais de 200 mil visitantes esperados para a ExpoBento 2018 chegarem ao Parque de Eventos de Bento Gonçalves, encontrarão a sua disposição um verdadeiro mundo de opções – seja em oportunidades de compras, conhecendo os atrativos de mais de 400 expositores, ou apreciando a variada programação de lazer e entretenimento oferecida entre 07 e 17 de junho. Norteada por esse tema, a maior feira multissetorial do país compartilhou algumas das novidades que estão sendo preparadas para sua 28ª edição, durante café da manhã no dia 23 de janeiro, na sede de sua entidade promotora, o Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves.
Motivada pelo desafio de dar continuidade à trajetória de sucesso construída há quase três décadas, a diretoria comandada por Leocir Glowack aposta na continuidade a tudo aquilo que a ExpoBento tem de positivo para repetir os bons resultados também neste ano: a combinação certa entre negócios e entretenimento; boas oportunidades de compra e lazer para toda a família. “O compromisso de cada diretoria que assume a missão de construir a ExpoBento é fazer uma edição ainda melhor do que a anterior. Esse desafio é o que nos move e que tem engajado diversos líderes há quase trintas anos. Esse é, também, o segredo da ExpoBento, e o motivo pelo qual a feira terá um longo e promissor futuro”, disse o diretor geral.
Um dos mais expressivos projetos do CIC-BG, com trajetória consolidada, a feira coloca na vitrine, para todo o país, um pouco daquilo que Bento Gonçalves tem de melhor, a começar pelo talento empreendedor dos profissionais e pela força de quem trabalha, na opinião do presidente da entidade promotora, Elton Paulo Gialdi. “Por meio da ExpoBento, o CIC cumpre com sua missão de estimular o desenvolvimento dos setores produtivos de Bento Gonçalves, com incontáveis ganhos para a comunidade. Por isso, todos precisamos estar engajados em prol de seu sucesso”, avaliou Gialdi.
Os méritos da ExpoBento em benefício da comunidade foram reconhecidos também pelo poder público municipal. “Sabemos da relevância da feira para o município, tanto na geração de renda, de movimentação econômica e turística. Precisamos ser, portanto muito elogiosos a ExpoBento e também a Bento Gonçalves, por manter um evento desse porte, com sucesso, por tantos anos”, disse o prefeito Guilherme Pasin. As colaborações estendem-se a diversos segmentos, inclusive na formação de lideranças comprometidas em trabalhar pela comunidade. “Por esse espírito de associativismo, de dedicação em prol do coletivo, e pela geração de resultados, a ExpoBento é um exemplo”, comentou o presidente da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves, Moysés Scussel Neto.
Um mundo de opções
Um dos destaques da programação foi a apresentação da campanha de comunicação da ExpoBento 2018. Com o slogan ‘Um mundo de opções’, as peças mostram como a feira tem atrativos para todos os tipos de públicos – de diferentes idades e variados interesses. “Quando começamos a pensar na Expobento 2018, logo entendemos que tínhamos um grande desafio pela frente: reinventar uma feira que é sucesso há quase trinta edições. Temos diante de nós a missão de oferecer boas opções de compras para todos os tipos de consumidor, bem como alternativas de lazer e de entretenimento para todos os gostos. Essa foi a nossa inspiração para criar o tema da Expobento 2018, trazer para a feira um mundo de opções”, disse o Diretor de Marketing, Juliano Frizzo.
O material de comunicação, assinado pela agência Tatum, de Bento Gonçalves, logo estará ganhando os canais de divulgação, ilustrando os materiais promocionais e publicitários da 28ª edição da feira – e já podem ser conhecidos por meio das redes sociais da ExpoBento.
Arquitetura de experiências
Quem visitar a ExpoBento 2018 será surpreendido, de imediato, por uma nova proposta na arquitetura na feira: mais sensorial, focada em experiências, para interagir e brincar com os sentidos do público. “Nosso grande desafio foi descobrir os caminhos para trazer novidades capazes de surpreender o público – pessoas que há 28 edições visitam a feira – e já viram excelentes trabalhos nos corredores do Parque de Eventos. Procuramos seguir por uma proposta que ainda não tivesse sido feita, que encantasse e fizesse parte do momento da sociedade. Nossa escolha foi de trazer para a feira uma arquitetura de experiências”, explicou a Diretora Industrial, Letícia Zanesco.
O trabalho de layout interno, assinado pelo escritório bento-gonçalvense Pulse Arquitetura, aproveita a setorização da feira e o tema da 28ª edição para oferecer nove mundos diferentes aos visitantes – cada qual identificado por uma das cores que compõem o logotipo da ExpoBento. Esse é, também, o elemento visual que traz a unidade do trajeto da feira, do início ao fim do passeio. Assim, logo no hall, o público terá a dimensão da experiência que terá no evento – tendo as linhas coloridas horizontais como condutora do caminho. Recursos auditivos e olfativos prometem completar a vivência sensorial.
Uma das novidades antecipadas é a criação da ‘Praça do Encontro’, ponto para reunir a família e amigos antes – ou depois – de curtir a feira. Localizado no hall, esse espaço terá, também, destaque para a programação diária da feira. Ao término da visitação, o público conhecerá a história da ExpoBento, por meio de painéis que retratam os diversos mundos da feira. Já é possível fazer o tour virtual pelo hall do pavilhão, antevendo como será o projeto, acessando o vídeo que está na página facebook.com/ExpoBentoOficial
Projetos novos e consagrados ganham força
Atrações de sucesso já estão confirmadas para a edição de 2018 – algumas delas com novidades para surpreender o público, como é o caso do ‘Case em Bento’. O projeto é uma releitura do ‘Quer casar comigo?’, que ocorreu pela primeira vez na ExpoBento 2017, com surpreendente aceitação. Neste ano, a surpresa ficará por conta da nova identidade – tanto no nome como na parte visual.
Entre os dias 15 e 17 de junho, a mostra reunirá uma gama de fornecedores apresentando o que há de melhor no segmento de eventos. Além dos espaços tradicionais, haverá áreas temáticas assinadas por cerimonialistas e decoradores, tudo para facilitar o entendimento e a escolha pelo profissional. A grande novidade que está sendo preparada é a entrega de um casamento completo.
Em meio aos novos projetos pensados para essa edição, há os que são tradicionais e fazem parte do conjunto de atrações consolidadas do maior evento multissetorial do país. Neste ano, diversos já estão garantidos (confira abaixo o perfil de cada um dos projetos temáticos confirmados). “Por essa soma de atrativos, podemos muito bem dizer que a ExpoBento é muito mais do que uma feira de negócios. É uma eficiente vitrine para as marcas participantes. Em 11 dias, as empresas têm contato direto com mais 200 mil pessoas, podendo mostrar seus produtos e serviços e transformar essa chance em ótimas vendas. Durante a feira, o expositor tem uma oportunidade extra de interação com o público, ou seja, além do trabalho habitual no seu estabelecimento, aproveitando o turno da noite, fins de semana e feriados para prospectar negócios e, claro, faturar”, apontou José Carlos Zortea, responsável pela comercialização.
CONHEÇA OS PROJETOS TEMÁTICOS DA EXPOBENTO 2018
Salão Automotivo: Uma das alas preferidas do público masculino que visita a ExpoBento, o Salão Automotivo congrega as novidades de montadoras nacionais e estrangeiras. Com grande visibilidade nos pavilhões, o espaço é uma ótima oportunidade para concessionárias prospectarem clientes – já que são bens de valor agregado – e também de se aproximarem do público-alvo.
Vinícolas: Estar em Bento e não degustar um vinho seria um sacrilégio. Vinícolas familiares ou grandes têm uma bela oportunidade para aproveitar o público circulante e apresentar sua carta de produtos e também lançamentos,
Agroindústria: A Serra é notabilizada por suas iguarias como queijos, salames e chimias. Em uma época em que muitas pessoas estão fugindo da comida industrializada, este é o espaço ideal para a região mostrar sua produção colonial.
Salão do Imóvel: Imobiliárias têm uma grande vitrine para expor os imóveis com os quais estão trabalhando, sejam lançamentos ou usados para compra ou aluguel. O melhor é que ainda podem oferecer tanto para interessados num primeiro imóvel quanto para quem está pensando em investir ou ter uma casa no interior.
Praça Gastronômica: Local de grande aglomeração – até por estar situado em meio ao palco principal da ExpoBento –, a Praça Gastronômica reúne uma grande variedade de restaurantes e lanchonetes.
Moda: Um local especialmente preparado para mostrar as novidades em vestuário, calçados e acessórios para toda a família.
Variedades: Setor voltado a um mix diversificado de produtos – um dos preferidos da criançada – com preços acessíveis. De roupa a brinquedos, de cobertores a utilidades domésticas, é um local que se encontra um pouco de tudo.
Espaço Kids/Recreação: Lugar para as crianças curtirem com segurança e diversão enquanto os pais visitam a feira, o espaço oferece recreacionistas e uma série de brinquedos.
Empresas e entidades: Um dos compromissos da ExpoBento é promover a aproximação com as entidades representativas dos segmentos envolvidos na feira. Esta é uma forma de envolver todos os setores no evento, ampliando a gama de opções e fortalecendo as relações com as mais variadas representações.
Indústria, Comércio, Serviços e Agricultura: Durante o evento, as empresas que integram o setor da indústria, comércio, serviços e agricultura têm a oportunidade de se aproximar do cliente, resgatar e estabelecer novos contatos e importantes parcerias pós-feira.
EXPOBENTO 2017
Pesquisa revela satisfação de visitantes e expositores com a ExpoBento 2017
Os corredores do Parque de Eventos guardam a matéria-prima mais importante para a continuidade do sucesso da ExpoBento: a opinião de quem faz a feira acontecer. Durante a edição de 2017, uma pesquisa de satisfação realizada com visitantes e expositores comprovou que o maior encontro multissetorial do país está no caminho certo. A partir de uma série de entrevistas realizadas pela UCS, sob a coordenação do pesquisador Fabiano Larentis, diversos indicadores foram atualizados positivamente.
O principal deles revelou índice de satisfação geral de 9,1 por parte dos visitantes. “Quando falamos de feiras e eventos, notas a partir de 8,5 já indicam grau de excelência. Estamos, portanto, muito bem nesse quesito”, explicou o diretor geral Leocir Glowack. O mesmo vale para a média dos expositores: 8,6.
Analisando os questionários também foi possível confirmar que o visitante da ExpoBento é fiel à feira: cerca de 80% deles já participam há pelo menos quatro edições. “Isso é muito gratificante para nós: quem conhece a feira, volta no próximo ano”, salienta Glowack. Graças a uma agenda de atrações rica em programas para todos os gostos, 48% do público frequenta a ExpoBento mais do que uma vez por edição.
Do total de visitantes, 60% esteve na ExpoBento 2017 em busca de boas compras como principal atrativo (seguido pela oportunidade de lazer e diversão, com 54% das intenções de visita). E aproximadamente 90% do público encontrou na feira o que tencionava adquirir. Por isso, o ticket médio registrado na ExpoBento 2017 foi de R$ 200 em compras (desconsiderando gastos com alimentação, ingresso e estacionamento).
SERVIÇO:
O que: ExpoBento 2018
Quando: de 07 a 17 de junho
Onde: Parque de Eventos de Bento Gonçalves
Mais informações: www.expobento.com.br