O êxito da 29ª ExpoBento trouxe benefícios diretos para Bento Gonçalves – expressos pela movimentação econômica, geração de receita e tributos para o município, criação de vagas de emprego, fomento ao turismo, entre outros – e, também, pela contribuição social. Reafirmando seu compromisso comunitário, a feira oficializou o repasse de R$ 50 mil ao Consepro de Bento Gonçalves. O montante é proveniente de uma parte da arrecadação advinda do serviço de estacionamento que a feira disponibiliza ao público.
A doação ajudará no custeio das despesas do Consepro em prol da manutenção da segurança pública no município, colaborando com as forças policiais que atuam na defesa da comunidade. Em seus 30 anos de atuação – completados em 2019 – o Consepro vem se notabilizando por canalizar recursos que são utilizados para suprir necessidades pontuais de órgãos como a Brigada Militar e a Polícia Civil e também para financiar projetos maiores, como a aquisição de veículos, de equipamentos de segurança ou de câmeras para monitoramento eletrônico.
“Diante do amplo leque de contribuições que a ExpoBento traz para Bento Gonçalves, é nosso dever olhar para esse grande evento com generosidade e entender com maturidade os esforços que são feitos pelas entidades de classe e pelos poderes públicos em favor da feira. É uma questão de matemática: o ganho do município é extremamente maior que os investimentos feitos em apoio ao evento. Por isso é nosso papel apoiar, prestigiar e divulgar a ExpoBento. Afinal, é uma feira para a comunidade, e que beneficia direta e inquestionavelmente a população de Bento Gonçalves”, diz Elton Paulo Gialdi, presidente do CIC-BG, entidade promotora da ExpoBento.