NOTÍCIAS

UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA NO CORAÇÃO DE BENTO GONÇALVES

ExpoBento consolida-se como agente propulsor de negócios para Bento Gonçalves

ExpoBento consolida-se como agente propulsor de negócios para Bento Gonçalves

Maior feira multissetorial de compras e entretenimento do país estimula o desenvolvimento de setores voltados ao turismo no município

Publicado em: 21/01/2020

Uma feira que, somente na última edição, reuniu mais de 253 mil pessoas – e atingiu um número emblemático em 2019: mais de 4 milhões de visitantes registrados, considerando o somatório de público desde 1990. Em quase três décadas de tradição, a ExpoBento impulsiona a economia e a cultura regional, colocando Bento Gonçalves e a Serra gaúcha nos holofotes nacionais. Os reflexos positivos da realização do evento extrapolam os limites do Parque de Eventos do município: toda a cadeia produtiva bento-gonçalvense é beneficiada, especialmente os setores envolvidos com o turismo.


Há 29 edições, a consolidação da maior feira multissetorial de compras e entretenimento do país ocorreu de forma gradativa. Projetando a sua 30ª realização em 2020, a ExpoBento alcança números expressivos para o desenvolvimento local. Segundo o Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho (Segh), durante o período de realização da feira em 2019, a taxa de ocupação da rede hoteleira na cidade se manteve na faixa de 65% - aumentando para 95% no tradicional feriado prolongado de Corpus Christi, que costuma movimentar a região e, em praticamente todos os anos, abrange as datas da feira.


Se comparada as médias de ocupação dos meses de junho nos últimos quatro anos, a lotação cresce de 15% a 20% durante os dias de evento. Em 2019, a realização de forma concomitante da Festa Nacional do Vinho contribuiu ainda mais para aumentar o interesse dos turistas em visitar a programação. “A ExpoBento faz muito bem para Bento Gonçalves, pois promove a cidade e gera negócios e riquezas de forma direta e indireta. O retorno da Fenavinho, então, trouxe ao natural um apelo turístico ainda maior, carregando nossas raízes e trazendo as experiências do mundo do vinho, o que motiva com mais facilidade a vinda de turistas de outros centros do país”, considera a Diretora Executiva do Segh, Marcia Ferronato. De acordo com ela, a taxa média de impacto geral, entre expositores e visitantes, é próxima a 5%.


Levantamentos da Secretaria de Turismo de Bento Gonçalves também atestam os benefícios para a conjuntura municipal. Mesmo com as ofertas dos mais de 450 expositores presentes dentro da feira, o comércio local recebe o movimento dos turistas que passam pela cidade. Segundo a pasta, mais de 215 mil visitantes passaram pelos roteiros da cidade somente durante o mês de realização da feira, juntamente com a Fenavinho, neste ano – contabilizando os registros da Central de Atendimento ao Turista do município. Ainda de acordo com a secretaria, a taxa de ocupação hoteleira durante junho foi de 59,51%.


“A ExpoBento representa muito mais do que uma oportunidade de negócios para os segmentos da indústria, comércio e serviços. Ela é, antes de tudo, um reflexo do atual momento que vive nossa população. Hoje, esta é a maior feira multissetorial do Brasil. E Bento Gonçalves, da mesma forma, vem trabalhando para desenvolver a economia. É claro que a nossa matriz tem uma ligação muito forte com os setores moveleiro, metalúrgico, vinícola e de transportes. Também temos uma notável vocação turística, aumentando, em sete anos, 125% o número de visitantes, e a ExpoBento é parte disso. É uma celebração de tudo o que uma cidade pode fazer para criar oportunidades. Um evento que há três décadas proporciona enorme visibilidade aos principais setores econômicos de nosso município. O espírito empreendedor de todos que fazem a feira a torna cada vez mais referência no Brasil”, destaca o prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin.


Não à toa, a ExpoBento se consolida ano após ano como uma das principais feiras do país. “Isso estimula nosso crescimento como município e região – marcados pelo forte apelo turístico. Sempre manteremos nosso compromisso com o desenvolvimento bento-gonçalvense voltado ao fomento de iniciativas com esse poderio propulsor”, comenta Gilberto Durante, diretor geral da 30ª ExpoBento.


 


Compromisso firmado em 2020


A marcante e significativa 30ª edição da maior feira multissetorial do país já começa a ganhar seus primeiros contornos sob a promoção do CIC-BG. A ExpoBento 2020 ocorrerá de 05 a 14 de junho no Parque de Eventos do município. A realização da 17ª Festa Nacional do Vinho, de forma conjunta, também está confirmada – aumentando a expectativa de alcançar novamente o número superior a 250 mil visitantes. Serão mais 450 expositores ofertando cerca de 30 mil itens – e movimentando mais de R$ 40 milhões em negócios. É possível acompanhar as novidades da 30ª edição da feira pelo site www.expobento.com.br.