NOTÍCIAS

UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA NO CORAÇÃO DE BENTO GONÇALVES

Consultor dá dicas para expositores planejarem participação na ExpoBento 2020

Consultor dá dicas para expositores planejarem participação na ExpoBento 2020

Adiamento permite que empresas aproveitem tempo extra e alinhem ações assertivas para a 30ª edição da feira

Publicado em: 19/05/2020

A pandemia da Covid-19 provocou mudanças no planejamento de todos os setores – o de eventos, principalmente, precisou remanejar datas e agendas, motivado pelo compromisso de zelar pela saúde coletiva. Esse é o caso da 30ª ExpoBento e da 17ª Fenavinho, que confirmam sua realização, mas transferiram as programações para o segundo semestre de 2020. Com a decisão, expositores viram-se diante de um desafio: replanejar sua participação nos eventos – a maior feira multissetorial de compras e entretenimento do país e a mais emblemática festa alusiva ao vinho brasileiro, respectivamente.


"Quando começamos os preparativos para a 30ª da ExpoBento, ainda em 2019, a possibilidade de uma pandemia sequer era cogitada. Fomos todos surpreendidos por essa crise de saúde global e, agora, estamos procurando formas de lidar com a situação. É verdade que o adiamento exigirá um esforço extra dos expositores, já habituados a trabalhar com as tradicionais datas de realização dos eventos. Mas também é preciso fazer a análise sob outra perspectiva: se realizadas no momento certo, com responsabilidade e segurança, ExpoBento e Fenavinho podem ser importantes oportunidades de recuperação para as empresas, reativando negócios e contribuindo para amenizar parte dos prejuízos decorrentes da pandemia e suas restrições", pontua o diretor-geral da 30ª ExpoBento, Gilberto Durante.


Uma boa forma de alcançar esse objetivo é aproveitar o tempo extra e estruturar de maneira assertiva a participação na feira e festa, conforme orienta o consultor empresarial e economista Adelgides Stefenon. Ele elenca dicas essenciais para a manutenção da vitalidade das empresas em tempos de crise e, também, sugestões de como se reinventar para concretizar bons negócios na hora de expor o portfólio aos visitantes dos eventos.


 "O primeiro passo é manter a equipe unida e fortalecida, para gerar confiança e tranquilidade. Também é importante preparar um bom plano financeiro, planejando o fluxo de caixa e verificando a possibilidade de contar com recursos do BNDES – além de fixar a ação no recebimento das vendas já realizadas", diz. Manter sempre ações de mercado já planejadas é outro ponto fundamental, pois é preciso entende-las como investimento, reforçando a equipe comercial e mantendo a publicidade para fortalecer a marca.


A série de dicas também envolve estruturar ações para novos produtos, com a análise de oportunidades em produtos inovadores, sem esquecer de manter o estoque. O consultor indica que estar sempre preparado para reiniciar, com foco, treinamento, inovação e criação de novos canais de venda é a peça-chave do processo de reinvenção. "Nesse tempo, pense sempre em novas ações aos clientes, fortaleça a equipe comercial para o novo momento e treine-a para vender no físico e no virtual, crie novos produtos, busque novos canais de venda, mantenha propaganda e publicidade, fortaleça fornecedores-chave, foque no recebimento das vendas já efetuadas, crie novas alternativas e busque sempre inovar com novas oportunidades", detalha o consultor.


Stefenon atenta para a importância de combinar novas atrações com promoções no rol de produtos e serviços apresentados na feira. "Novidades criam novas expectativas externas, encontram novos desejos, oxigenam as empresas e os consumidores, fortalecem a marca. Já as promoções podem agregar faturamento no curto prazo, ajudam na redução de estoques, criam fluxo de caixa e lembram que a marca pode ser buscada também para ações promocionais", pontua. A 30ª ExpoBento e a 17ª Fenavinho divulgarão suas novas datas em breve, acompanhando a evolução da pandemia e seguindo as recomendações das autoridades competentes.