NOTÍCIAS

UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA NO CORAÇÃO DE BENTO GONÇALVES

Agroindústria familiar tem 40 expositores na ExpoBento 2018

Agroindústria familiar tem 40 expositores na ExpoBento 2018

Pequenos empreendedores apresentarão os sabores da Serra Gaúcha aos mais de 200 mil visitantes esperados durante a maior feita multissetorial do país

Publicado em: 18/04/2018

Cartão de visitas da Serra gaúcha, a farta gastronomia, recheada pelos sabores remanescentes da colonização italiana, tem destaque confirmado na ExpoBento 2018. Em uma iniciativa que valoriza tanto a herança cultural da região quanto o empreendedorismo dos pequenos produtores, o espaço da Agroindústria Familiar promete ter a participação de 40 expositores nesta edição da feira, maior encontro multissetorial do país.

Por meio do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf) – uma política pública do Governo do Estado, via Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), os mais de 200 mil visitantes que circulam pela feira multissetorial durante os onze dias de evento podem conhecer um mundo de opções e ainda apreciar delícias como cucas, pães, queijos, salames, chimias, capeletti, licores e muitos outros itens representativos da produção local. Fruto de uma parceria firmada com o Governo do Estado para subsidiar a adesão de pequenos produtores, a iniciativa coloca na vitrine o trabalho das micro-indústrias familiares de bento-gonçalvenses e de municípios vizinhos.

Ampliado com relação à edição anterior da feira, o espaço destaca-se pela significativa contribuição ao fomento da economia, com geração de renda e emprego para a comunidade. “Com essa parceria, garantimos o desenvolvimento dos pequenos empreendedores, que conseguem aumentar as vendas, reforçando o sustento da família, e divulgar seus produtos, muitos deles ícones da gastronomia gaúcha. Ao gerar esse tipo de negócio, a Expobento cumpre um relevante papel social na comunidade onde está inserida, retribuindo todo o apoio e acolhida que recebe da população, da iniciativa privada e dos poderes públicos. Estamos fortalecendo um ciclo de retornos positivos que favorece a todos”, sintetiza o diretor geral da ExpoBento 2018, Leocir Glowacki.


Incentivo aos pequenos negócios

O Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (SDR), é uma iniciativa que valoriza o trabalho dos pequenos produtores locais e incentiva seu viés empreendedor, contribuindo fortemente para o desenvolvimento econômico e social da região.

“A agroindustrialização da produção realizada pelos agricultores familiares é uma importante alternativa de geração de renda no meio rural. Processar e comercializar a própria produção torna as famílias independentes dos complexos agroindustriais. Neste tipo de empreendimento, os agricultores são os protagonistas do processo, passando a atuar em toda a cadeia produtiva. Além disso, promovem a descentralização e a diversificação da produção e o desenvolvimento local, fortalecendo os valores culturais, a sustentabilidade ambiental e oferta de produtos diversificados e de qualidade à população”, explica o secretário da SDR, Tarcisio José Minetto.

O programa apoiará 40 espaços junto a ExpoBento 2018. Atualmente há 20 agroindústrias bento-gonçalvenses inclusas no programa. A iniciativa atenderá, também, pequenos produtores de municípios vizinhos na Serra gaúcha. A participação das famílias na feira é percebia como importante instrumento para agregar valor aos produtos feitos no interior, conforme ressalta o diretor de Agricultura Familiar e Agroindústria da pasta, José Alexandre Rodrigues. “No momento em que o produtor se torna agroindústria, recebe o certificado de inclusão no programa estadual e pode aumentar sua renda acompanhando grandes feiras como a ExpoBento”, completa.

Sobre a ExpoBento

Promovida pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), a ExpoBento chega a sua 28ª edição entre os dias 7 e 17 de junho, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, reunindo mais de 400 expositores de segmentos como Moda, Imóveis, Variedades, Automóveis, Agroindústria, Gastronomia, Serviços, entre outros. O horário de visitação será das 18h às 22h30min (segunda a sexta-feira); das 10h às 22h30min (sábados e feriados) e das 10h às 21h (domingos