FENAVINHO

a festa mais querida de Bento está de volta

A Festa Nacional do Vinho (Fenavinho) está intimamente ligada à história de Bento Gonçalves. A relação de seus moradores com a festa extrapola o motivo de celebração de uma cultura – a da uva e do vinho – para elevá-la a um contexto identitário no qual uma – a cidade – é indissociável à outra – a Fenavinho.

Os primeiros movimentos para retomar a festa começaram há alguns anos, reunindo agentes privados e públicos. A ideia era que a Fenavinho começasse a ser revivida em 2017, no ano de seu cinquentenário, mas sua realização não foi possível.

As condições necessárias para que isso ocorresse só aconteceram no ano passado, quando o Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG) liderou um

movimento na cidade para resolver passivos financeiros envolvendo a Fenavinho na ordem de R$ 3,5 milhões. Com apoio de entidades representativas do setor e da prefeitura de Bento Gonçalves, o CIC-BG começou a desenhar, de forma colaborativa, como será a 16ª edição da Fenavinho reunindo jovens lideranças.

A forma mais viável de realizar o evento neste ano foi colocá-lo ao lado da ExpoBento – festa e feira, portanto, serão realizadas conjuntamente entre 13 e 23 de junho. O expediente deve ser repetido também em 2020 para que, a partir de 2022, a Fenavinho tenha condições de ser sustentável, fazendo parte regular do calendário de eventos da cidade de forma periódica, a cada dois anos.

INÍCIO

Bento Gonçalves já era uma potência vitícola na década de 1960, fruto da herança do trabalho de imigrantes italianos e de seus descendentes que, a partir do cultivo da videira, ajudaram a traçar o futuro econômico da cidade. Mas precisava expor ao Brasil essa força, e a Fenavinho surgiu neste cenário, em 1967, para (con)firmar Bento Gonçalves como a Capital Brasileira do Vinho.

A festa demarca a projeção nacional da cidade, com o “vinho jorrando pelas ruas” e a inédita presença presidencial na cidade, a do então chefe da nação, o

 

marechal Humberto de Alencar Castelo Branco. Não foram apenas vinícolas que estiveram no Parque da Fenavinho, atual Parque de Eventos, construído especialmente para a ocasião. A exposição agroindustrial reuniu 73 empreendimentos de diferentes ramos de atividades. Foi o ponto inicial para dar visibilidade a outro segmento que também começava a ganhar notoriedade em Bento, o setor moveleiro, e a propulsora da criação de feiras como Movelsul, ExpoBento, Fimma, entre outras.

EDIÇÃO 2019

Vila Típica

Com a proposta de resgatar a cultura regional, a Fenavinho irá recriar ambientes, saberes e fazeres dos imigrantes italianos. O espaço mostrará vários campos do patrimônio cultural: arquitetura colonial, artesanato, hábitos e costumes, vinho, gastronomia, teatro, música e outros.

Enogastronomia

A diversidade da gastronomia italiana sendo saboreada num ambiente exclusivo e temático. Pratos tradicionais como massa, polenta, galeto e diferentes tipos de carne serão protagonistas ao lado de pães e pizzas assados na hora em forno à lenha. O espaço com certeza oferecerá mesa farta em ambientes agradáveis e diversificados para todos os paladares.

 

Vinícolas

As vinícolas marcarão presença expondo e comercializando seus diferentes vinhos no entorno da Vila Típica, onde haverá espaço adequado para seu consumo e integrado à área gastronômica, criando um ambiente festivo e de integração.

Corte da Fenavinho

A corte, formada pela Imperatriz do Vinho, Bárbara Bortolini e pelas Damas de Honra Ana Paula Pastorello e Sandi Marina Corso, caberá a missão de colaborar com a promoção da Fenavinho e divulgar a riqueza cultural, tradições e atrativos de Bento Gonçalves perante todo o Brasil.

Tastavin

Um mascote do Deus Baco fanfarrão, bonachão e, claro, provador de vinho, tem sido uma das estrelas da retomada da Festa Nacional do Vinho. Figura recorrente nos pré-eventos da Fenavinho, o Tastavin ocupa lugar cativo na equipe de divulgação e animação do encontro que volta a movimentar Bento Gonçalves.

Vinho encanado (01, 02, 08 e 09/06)

Vinho fino e suco de uva encanados estarão disponíveis na Via del Vino, ponto conhecido no centro de Bento Gonçalves. Além disso, shows, atrações culturais, artesanato e produtos coloniais completarão o evento.
>> Clique e veja a programação

Desfile de carros alegóricos (02/06*)

Os carros alegóricos contarão a trajetória dos mais de 125 anos do município de Bento Gonçalves e dos mais de 50 anos da Festa Nacional do Vinho.
Os carros, desenvolvidos com auxílio dos distritos, simbolizam a importância do vinho e a força da nossa cultura.

Fale Conosco

Nossos patrocinadores